------
Perguntas frequentes

• ENDOSCOPIA E COLONOSCOPIA

É um exame para avaliação diagnóstica e, quando possível, tratamento das doenças que acometem o esôfago, o estômago e a porção inicial do duodeno. É um exame rápido e seguro, mas que pode apresentar alguns incômodos posteriores.
Em geral a endoscopia digestiva alta é realizada rapidamente, tendo duração aproximada de 10 minutos.

• ULTRASSONOGRAFIA

Não causa absolutamente nenhuma dor, já que é um exame de superfície corporal, incluindo os exames cavitários.
Sim, não há contraindicações.
Depende do exame, mas geralmente em torno de 15 minutos. Contudo, existem exames que podem durar em média até 1 hora a depender da complexidade.

• TESTES RESPIRATÓRIOS

• Intolerância à Lactose
  • Intolerância à Frutose
  • Intolerância à Sacarose
  • Intolerância à Sorbitol
  • Intolerância à Xylose (para diagnóstico de enteropatia)
  • Supercrescimento bacteriano no intestino delgado por Lactulose ou Glicose
  • Tempo de Trânsito Oro-Cecal.
O paciente não pode estar fazendo uso de antibióticos 7 dias antes do exame (qualquer tipo). Não fumar no dia do exame.

• MANOMETRIA ESOFÁGICA

É um procedimento que mede a força e a função dos músculos do esôfago.
A situação mais comum é para avaliar a causa de refluxo de ácido do estômago para o esôfago. Também é indicada para determinar a causa dos problemas com a ingestão de alimentos ou líquidos que possam ficar presos na altura do peito depois de os engolir, além disso contribui também para avaliar pacientes com dor torácica.
Consulte as orientações de Instruções de Preparo, na página de Exames.
Apesar de ser um pouco desconfortável, o procedimento não é doloroso, porque a narina é anestesiada. Uma vez que a sonda está no lugar, o paciente fala e respira normalmente. Os efeitos adversos da manometria esofágica são menores e incluem leve irritação na garganta.

• PHMETRIA ESOFÁGICA

Tem a finalidade de determinar se há refluxo maior do que o normal e se algum dos seus sintomas pode estar relacionado com refluxo de ácido do estômago para o esôfago. Também avaliar se o refluxo se limita à porção do esôfago mais próxima do estômago ou se atinge a garganta

• SUPER CRESCIMENTO

O teste respiratório do hidrogênio expirado é um exame que utiliza a medida do hidrogênio na respiração para diagnosticar várias condições que originam sintomas gastrointestinais.
  • 1 - Quando os açúcares da dieta não têm digestão normal. O teste também pode ser usado para diagnosticar problemas com a digestão de outros açúcares como a sucrose, frutose e sorbitol.
  • 2 - Para diagnosticar supercrescimento bacteriano do intestino delgado, uma situação em que um número maior que o normal de colônias bacterianas estão presentes no intestino delgado.
  • 3 - Para diagnosticar a passagem rápida do alimento através do intestino delgado.
Os efeitos colaterais do teste respiratório do hidrogênio expirado são exatamente os mesmos que se poderia esperar em indivíduos que digerem e absorvem pouco os açúcares e carboidratos, por exemplo, estufamento, distensão, dor e diarreia.